Dia de Voluntário


Foto -

 

Objetivo
Qualificar os alunos e estimular o empreendedorismo em escolas públicas. 


Abrangência 
•    Aracaju - Sergipe, Salvador  - Bahia e Maceió - Alagoas


Resultados
O Projeto contou com a participação de mais de 50 voluntários e qualificou mais de 450 alunos nessas cidades.


Contexto
O programa Dia de Voluntário foi criado em 2013 e é uma parceria com a Jr Achievement, que é uma associação educativa sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. 

 

 

Um dos programas aplicados foi “As Vantagens de Permanecer na Escola”, ele apresenta os benefícios da escola aos alunos através de cinco momentos, que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate. O Programa é desenvolvido em sala de aula, através de cinco períodos de 45 minutos consecutivos (um turno). 


Para executar o programa o Instituto GBarbosa convida voluntários com vivência de negócios, eles são treinados pela equipe da Jr Achievement e realizam as aplicações em escolas públicas, totalmente sem custos para os alunos ou para a escolas. 


O programa “As Vantagens de Permanecer na Escola” foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira e Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, ambas situadas em Aracaju-SE. A escolha das escolas leva em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.

 

Outros dois programas já foram aplicados no Dia de Voluntário: Finanças Pessoais e Introdução ao Mundo dos Negócios, em Aracaju e demais cidades que fazem parte do projeto.