Instituto GBarbosa promove campanhas e projetos sociais no Brasil


Braço social do Grupo Cencosud Brasil já impactou mais de 10 mil pessoas em 11 anos de atuação

A Cencosud, quarto maior grupo varejista da América Latina, ratifica a sua atuação como empresa socialmente responsável por meio do Instituto GBarbosa (IGB), que estimula o desenvolvimento local sustentável, acreditando na capacidade inovadora e empreendedora das pessoas. Até hoje, os projetos e ações do IGB já impactaram mais de 10 mil pessoas.


Criado em 2005, o IGB tem a missão de promover o aumento da renda de pessoas socialmente excluídas, por meio de parcerias solidárias para capacitação profissional. Os projetos sociais do IGB, atualmente, acontecem em Sergipe, Bahia e Alagoas e contemplam pessoas com necessidades especiais, agricultores, artesãos, costureiras e catadores de resíduos recicláveis. Além dos projetos, há dois anos o IGB também promove campanhas destinadas à arrecadação de roupas, alimentos e donativos para população carente. Em 2011, o Ministério da Justiça reconheceu a importância do trabalho do IGB e o qualificou como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

Conheça os projetos e ações do IGB:


Quero ser Voluntário
É a novidade do IGB este ano. É um portal de recrutamento de voluntários para ações sociais de ONGs das comunidades. É um banco de cadastro de pessoas interessadas em voluntariado.
Será lançado em outubro de 2016.

Campanhas de arrecadação
Arrecadação de roupas e alimentos doados por clientes, e enviados para entidades de assistência social. Os pontos de coletas ficam nas lojas GBarbosa distribuídos em 5 estados: Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas e Pernambuco. Em 2016, já foram arrecadas mais de 4.800 peças de roupas.

Campanha SOS
Arrecadações emergenciais em virtudes de tragédias. 

Despertar e Aprender
Desde sua criação, em 2006, o projeto Despertar e Aprender é realizado com o objetivo de capacitar gratuitamente e incluir jovens e adultos com deficiência no mercado de trabalho formal. Com a ajuda de parceiros, já capacitou 249 pessoas, nos estados da Bahia, Ceará e Sergipe. Além da capacitação profissional, o IGB faz acompanhamento psicossocial.


Dia Nacional da Coleta de Alimentos
Realizado anualmente em 5 novembro. Data comemorativa em todo o Brasil, onde as lojas divulgam e recolhem alimentos que serão doados.

Loja do Bem
Locação de espaços para quiosques em diversas lojas pela metade do preço do mercado. Incentivo ao empreendedorismo para comunidades (desenvolve o negócio social e sobretudo o mercado local). Dois pontos alugados em 2006, em Aracaju.

Mesa Brasil
Parceria do IGB com o SESC que ao ser contatado recolhe alimentos próprios para consumo, mas que não serão comercializados e entrega em instituições cadastradas. Até agosto de 2016, 260 toneladas foram arrecadas, beneficiando mais de 1.000 entidades dos estados de Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará e Rio de Janeiro.

Movimento Solidário
O evento acontece anualmente e promove atividades de saúde, cidadania e lazer. A população tem acesso gratuito a vários serviços como: emissão de carteiras de identidade, realização de exames de DSTs, aferição de pressão, consultas oftalmológicas e ginecológicas, vacinação, escovação de dentes, corte de cabelo, escova, hidratação e maquiagem. Foram feitos cinco mil atendimentos em 2016. Já estão programados três edições para 2017.

Patrocínios com ICMS
Patrocínios a projetos sociais e esportivos usando leis estaduais de incentivo.
Realizou em 2016, em Salvador (BA), o Cine Educar, ofereceu a estudantes da rede pública e deficientes auditivos acesso a sessões de filmes e bate-papos sobre educação, cultura, religião e regionalidade, incentivando o exercício da cidadania através da arte.

Patrocínios e ações difusas
Patrocínios em ações em lojas, atendendo demandas das comunidades. Patrocinou em 2016 a Beach Academy, um projeto voltado para a saúde e a qualidade de vida dos sergipanos. Um container com equipamentos e professores orientando diversas atividades físicas, como musculação e ginástica e modalidades esportivas, como slackline e patinação. Apoiou o II Seminário Municipal de Políticas Sobre Drogas, que propôs discutir estratégias e ações da rede intersetorial de atendimento aos usuários de drogas em Aracaju. Até agosto de 2016 foram realizados dez patrocínios em Aracaju, Arapiraca, Fortaleza e Salvador.

Prezunic + Capacitação
Parceria da bandeira Prezunic com Instituto Coca-Cola para capacitação e primeiro emprego de jovens de comunidades cariocas. 

Produto Solidário 
Desenvolvimento de empreendimentos comunitários para serem fornecedores da Cencosud. Capacitam gratuitamente cooperativas de baixa renda no nordeste brasileiro para contribuir com a comercialização dos seus produtos no mercado varejista e aumentar a renda dos cooperados. O projeto oferece cursos de aperfeiçoamento junto aos cooperados, proporcionando conhecimento técnico sobre o negócio que atuam; bem como melhorias físicas na sede da cooperativa, a fim de ampliar e otimizar o escoamento da produção para, então, chegar à etapa final do projeto, com a gestão dos lucros obtidos e o aumento da renda dos cooperados. O processo de reestruturação pode levar até dois anos e, após concluído, as cooperativas passam a receber pedidos de compras do Grupo Cencosud, que comercializa nas gôndolas da rede GBarbosa os produtos das cooperativas beneficiadas. 

Criado em 2008, já capacitou mais de 1.000 pessoas de cinco cooperativas, sendo três no estado da Bahia - especializadas na produção de palmito em conserva, vassoura de piaçava e farinha de mandioca – e outras duas em Sergipe, que produzem ecobags e farinha de mandioca. 

Programa Reciclando Realidades 
Projeto criado em 2012 incentiva catadores de resíduos sólidos a empreenderem suas próprias cooperativas. A iniciativa contempla cursos de capacitação profissional em gestão, além de benefícios como acompanhamento psicológico dos catadores e seus familiares. A composição das turmas acontece aproximadamente três meses antes do início das aulas. Os agentes sociais do Programa Reciclando Realidades saem às ruas de Aracaju e Grande Aracaju buscando catadores de resíduos sólidos que, ao serem abordados, recebem informações sobre a ação e são convidados a se cadastrarem para terem direito a todos os benefícios do projeto. A segunda parte da turma são catadores que pertencem às cinco cooperativas parceiras. A grade curricular da “Gestão de Cooperativas” possui carga horária total de 80 horas distribuídas em seis disciplinas: Gestão e Economia Solidária; Logística, Produção e Segurança no Trabalho; Contabilidade e Finanças; RH e Direito; Marketing e Publicidade e Informática.
Resultados: 11 turmas. 459 inscritos e 339 certificados. 670 atendimentos psicológicos realizados. 555 visitas de incubação realizadas. 5 cooperativas participantes.

Saúde Móvel
Serviços de saúde gratuitos (aferição de pressão, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite, entre outros) nas farmácias GBarbosa. 11 ações realizadas até agosto de 2016.

Sobre o Grupo Cencosud
Líder em vendas na América Latina e quarto maior varejista do Brasil, o Grupo Cencosud tem como foco fornecer aos clientes os melhores preços e produtos. Para atingir esta meta, opera no país com mais de 220 lojas e cerca de 28 mil colaboradores, estando presente em oitos estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe) por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues. Possui ainda um escritório administrativo na cidade de São Paulo. No país desde 2007, o Grupo Cencosud atua com vários modelos de varejo: super e hipermercados, atacado, farmácias e lojas de eletroeletrônicos (Eletro Show). Fundado em 1963, possui ações nas bolsas de Santiago e Nova York, além de atuar em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – e manter escritório comercial na China. A companhia emprega diretamente mais de 130 mil colaboradores em mais de 900 estabelecimentos comerciais.

[[JPG-158-428]]



Mais informações à imprensa


Cristiane Felix – (11) 3643-2753 /cristiane.felix@cdn.com.br
Treicy Keller – (11) 3643-2798 / treicy.keller@cdn.com.br
Juliana Gattone – (11) 3643-2905 – juliana.gattone@cdn.com.br